No verão, os usuários de veículos, principalmente carros, tanto motoristas como passageiros sofrem com o intenso calor interno. Para começar, nem sempre é possível estacionar o carro em local coberto ou debaixo de árvores com sombra.
Imagine que você deixou seu carro parado ao ar livre debaixo de um sol de 38°. Não dá nem vontade de entrar no veículo, não é verdade? Sem contar que quem vive nas grandes cidades não tem alternativa a não ser andar com os vidros fechados e com o ar condicionado ligado.
No verão, as altas temperaturas aumentam o calor no interior dos automóveis e o resultado não são apenas desconfortos momentâneos. Se não forem tomados sérios cuidados, transitar de carro pela cidade em dias quentes pode ser um grande risco à saúde e à vida.
Quando abrimos a porta do carro, um bafo quente!
Cuidado! Não entre imediatamente no veículo!!!
- Abra as portas e troque o ar, deixe o ar quente do interior do veículo sair, mesmo que fora esteja quente. Depois entre.
- Não ligue imediatamente o ar condicionado. Abra as janelas, e permita a troca do ar com o carro em movimento.Quando o carro estiver com a temperatura interna muito alta, o ideal é abrir os vidros e andar com o carro, já com o ar ligado, para ocorrer a troca de ar interna. Depois de alguns minutos ative a recirculação do ar interno e feche os vidros. Desse modo é possível obter a queda da temperatura interna mais rapidamente.
- Para curtas distâncias, permanecer com as janelas abertas é um recurso prático, o ar condicionado leva um tempo para refrigerar todo o ambiente do carro.
- Não utilize o ar condicionado no máximo. Ao sair do carro, vai deparar com uma grande diferença de temperatura, isto não é bom para o nosso corpo, o chamado choque térmico.
- Se estiver chegando próximo de seu objetivo, desligue o ar condicionado, o ar refrigerado se manterá por algum tempo, suficiente até você chegar e parar o carro.